Beatles 'n' Choro

De vez em quando aparece alguma coisa nova, inspiradora…

Ontem me falaram de Beatles ‘n’ Choro, um projeto que já tem 4 discos com sucessos dos Beatles regravados com arranjos para choro de Henrique Cazes. O projeto nasceu do sonho de Renato Russo e tornou-se realidade em maio de 2002, com o lançamento do primeiro CD pela DeckDisc.

Links:
Beatles ‘n’ Choro (2002)
Beatles ‘n’ Choro 2 (2003)
Beatles ‘n’ Choro 3 (2005)
Beatles ‘n’ Choro 4 (2005)
JBonline

“Um novo encontro entre a música dos Beatles e o universo chorístico

As inúmeras possibilidades de utilização da linguagem do Choro tem alargado fronteiras e derrubado preconceitos. Primeiro foi a mistura com o clássico e o barroco, depois o namoro com o samba e agora uma improvável união com a música dos Beatles, um dia sonhada por Renato Russo. Os resultados foram surpreendentes e saborosos. O público aderiu e surge agora Beatles¹n¹Choro 2.

Para tocar em frente este projeto, reuniu-se novamente um time de craques: Carlos Malta (sax e flauta) , Rildo Hora (gaita), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Hamilton de Holanda (bandolim) e Marcello Gonçalves (violão), e ainda o produtor e arranjador do projeto Henrique Cazes no cavaquinho.

O próprio Henrique explica o caminho trilhado em Beatles¹n¹Choro 2:
“Neste segundo trabalho procurei abrir o leque musical através de uma aproximação com os gêneros que formaram o Choro. Lundú (I want to hold your hand), polca (Martha my dear), habanera (Michelle), maxixes, choros, sambas e até um maracatu; compõem um largo espectro de possibilidades rítmicas que se casam de forma espantosamente natural com os temas originais”.

A excelente receptividade do primeiro disco – o maior sucesso fonográfico instrumental de 2002 – já seria um bom motivo para um segundo volume, mas o fator decisivo foi a vontade dos solistas de gravar temas que tinham ficado de fora do primeiro. Dessa forma, Hamilton de Holanda pôde transbordar sua paixão por “Yesterday”, Henrique Cazes reler sua preferida “In my life” e Rildo Hora se divertir solando com sua gaita em “Hard day¹s night”. Carlos Malta refaz “You¹re going to lose that girl” com a flauta e o sax tenor – a famosa dupla de Pixinguinha e Benedito Lacerda. Marcello Gonçalves criou um sofisticado arranjo com seu violão de 7 cordas para “She¹s living home”. Todas as faixas só evidenciam mais uma vez a universal riqueza da obra dos quatro de Liverpool.

O grupo de base do disco: Henrique Cazes no cavaquinho, Marcello Gonçalves no violão de 7 cordas, Omar Cavalheiro no contrabaixo e Beto Cazes na percussão, mostra um entrosamento de quem toca junto há quase uma década.

Agosto/2003″
fonte: www.deckdisc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima