Software transforma fala real em linguagem de sinais virtual

da France Presse, em Nova York

“Uma equipe de pesquisa patrocinada pelo grupo IBM desenvolveu um programa de informática que transforma automaticamente o discurso oral em linguagem de sinais, feita por um personagem animado na tela.

O projeto foi elaborado por estudantes selecionados pela empresa para participar de seu novo programa de pesquisa, que reúne no Reino Unido estudantes europeus e cientistas. Ele foi criado com a Federação Mundial dos surdos (WFD), que representa mais de 70 milhões de deficientes auditivos, a Universidade de East Anglia e o RNID (Instituto para pessoas surdas).
Divulgação
Software Sisi transforma fala real em linguagem de sinais de personagem virtual
Software Sisi transforma fala real em linguagem de sinais de personagem virtual

O sistema, que vai se chamar SiSi ("Say It Sign It", diga alguma coisa e transforme-a em sinais, em tradução livre), permitirá por exemplo a uma pessoa que faz uma teleconferência ser acompanhada de uma tradução em linguagem de sinais, realizada por um avatar na tela.

O SiSi reúne diversas tecnologias: o reconhecimento da voz transforma a palavra em texto, que em seguida é transformado em sinais que movimentam o avatar.

"Não é destinado a substituir um intérprete, mas a garantir uma tradução quando não há um intérprete ou quando a reunião é confidencial", ressaltou a IBM.

O grupo de informática cogitou também a possibilidade de traduções automáticas de programas de televisão, a transcrição de programas de rádio ou ainda de mensagens de voz, com um avatar que apareceria na tela de um telefone celular.”

Fonte: Folha Online – Informática – Software transforma fala real em linguagem de sinais virtual – 14/09/2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima