Microsoft Surface – 'Minority Report' cada vez mais próximo

Quem assistiu o filme Minority Report deve ter pirado o cabeção com a interface do software usado pelo protagonista, onde tudo era controlado por toque num monitor gigante, sem mouse ou teclado externo.

Há vários anos projetos universitários usando esse tipo de tecnologia fazem inúmeras tarefas, desde criação musical a desenhos a mão livre (vide post anterior).

A Apple recentemente lançou o iPhone, que traz essa função tátil para os celulares.

Agora foi a vez da Microsoft lançar o Surface, que é um computador com uma tela horizontal de 30″ sensível ao toque. Pelos vídeos no site oficial, as propostas são muito interessantes tanto no âmbito doméstico como empresarial. Além da manipulação tátil de documentos, o Surface reconhece dispositivos colocados em sua superfície – câmeras digitais, celulares, Zune (iPod da Microsoft) e até cartões de crédito – e consegue transferir dados entre eles.

Entre as aplicações propostas estão: gerenciamento de fotos, música e vídeos; transferência de dados para celular; comparação de produtos; menu para pedido e pagamento em restaurante; mas as possibilidades são infinitas para esta tecnologia. Tem que ver o vídeo no site oficial pra ter uma idéia melhor. Realmente fantástico.

Creio que a tecnologia pode funcionar. Quem sabe futuramente podemos ter este tipo de controle em um equipamento centralizado, onde poderemos organizar a programação da TV, localizar o endereço de um fornecedor no mapa, fazer pedido de delivery, chamar alguém pra conversar em vídeo… tudo numa única tela.

O Surface é mais um passo nesta direção, quem sabe o que o futuro nos reserva…

Site oficial: Microsoft Surface

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima